O que contam as paredes

Uma viagem histórica por cidades abandonadas no mundo todo.

Estima-se que existam hoje 6 mil cidades abandonadas no mundo, seja por motivos econômicos, sociais ou naturais. São desde lugares completamente abandonados e esquecidos a vilarejos em que ainda sobrevivem algumas poucas famílias.

No doc-reality O Que Contam as Paredes, um trio de mochileiros estudantes de arquitetura, história e fotografia se aventura por cidades fantasmas espalhadas pelo mundo.

A série conta a história de diversos lugares do globo que viveram tempos de fartura e prosperidade e que, por motivos como guerras, esgotamento de recursos ou desastres naturais, tornaram-se locais sem potencial de crescimento a curto ou longo prazo.

Ruas silenciosas, edifícios abandonados, cinemas desativados, hospitais e escolas em ruínas são explorados e exibidos ao público acompanhados pela opinião de pessoas que viveram o processo de degradação e abandono das cidades.

A cada episódio o trio viaja para uma parte do mundo para dar vida a lugares desabitados. A atmosfera gerada pelo vazio em regiões que um dia foram a moradia de milhares de pessoas gera fascínio, desperta curiosidade e carrega muita história. A série aborda ainda, temas contemporâneos que trazem questionamentos importantes sobre o custo econômico, humano e ambiental gerado pelo total abandono de cidades.